top of page
Rio Forno

PORTUGAL

RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA GERÊS/XURÉS.

Data de criação
2009

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, criada em maio de 2009, abrange seis municípios em Espanha (Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobeira, Lobios e Muíños) e cinco no norte de Portugal (Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço). Integra o Parque Natural de Baixa Limia-Serra do Xurés (espanhol) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
 

Um dos grandes atrativos da Reserva resulta da variedade de paisagens, onde serras escarpadas se misturam com outras de formas mais suaves, em que a paisagem granítica é protagonista, em que pequenos rios correm entre as rochas, formando por vezes cascatas, e onde frondosos bosques se apresentam cheios de vida.
 

A atividade humana, presente neste território desde há 4000 anos, foi modelando uma paisagem onde predominam os matos e as zonas arborizadas nas encostas e vales. Este território tem também um marcado carácter agrícola, com os elementos típicos da paisagem rural de montanha, alternando terreno de cultivo, prados e pequenos bosques.
 

A área apresenta elementos endémicos, que têm aqui o seu limite de distribuição. É de destacar a presença de 23 espécies de flora vascular incluídas em diferentes listas de proteção a nível europeu, nacional e de região autónoma. Contabilizam-se no território 284 espécies de vertebrados e 1196 espécies de invertebrados inventariados.

 

Contactos

rbiosfera@gmail.com
Parque Natural Baixa Limia-Xurés: parque.natural.xures@xunta.es 
Parque Nacional da Peneda-Gerê: pnpg@icnf.pt

Website 
 

Links úteis

ICNF, Parque Natural da Peneda Gerês

Natural.pt, Parque Natural da Peneda Gerês

Reservas da Biosfera. Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes: Gerês/Xurés

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page