top of page
Buscar

Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua recebeu representantes da Rede CPLP MaB

  • 16 de mai.
  • 2 min de leitura

A Presidente do Camões, Embaixadora Florbela Paraíba, recebeu no dia 16 de maio, um conjunto de representantes da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Rede CPLP MaB). 


Esta reunião teve como propósito principal apresentar os bons resultados obtidos com o projeto Rede CPLP MaB, financiado pelo Fundo Especial CPLP, a partir da consignação de verbas oriundas do Camões e do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia de Portugal, bem como discutir a sustentabilidade futura desta rede. Estiveram presentes Joana Dias (ONGD ACTUAR, Coordenadora do projeto), Anabela Trindade (Portugal - ICNF, Vice Presidente da Comissão Executiva Rede CPLP MaB), Clara Justino (Sec. Executivo CPLP) e Filipe Nascimento (STP - Presidente do Governo Regional do Príncipe, Presidente da Comissão Executiva Rede CPLP MaB, virtualmente). Da parte do Camões, acompanharam a Presidente do Conselho Diretivo, André Nabais (Ponto Focal Cooperação CPLP) e Miguel Galante (Perito em Ambiente e Alterações Climáticas). 


A reunião permitiu apresentar o trabalho desenvolvido e os principais resultados do projeto, nomeadamente a adoção do Plano Estratégico da Rede CPLP MaB, do regulamento interno de funcionamento e a constituição da Comissão Executiva. Além disso, é de destacar o reconhecimento pela UNESCO, por unanimidade, em setembro de 2024, da Rede CPLP MaB como uma Rede Temática da UNESCO. O projeto desenvolveu, ainda, três iniciativas piloto relacionadas com temáticas das Reservas da Biosfera, designadamente: os Serviços dos Ecossistemas, o Turismo Sustentável e as Paisagens Alimentares. Durante o projeto, foram realizados três encontros, o primeiro em Lisboa (2022), seguido de Cabo Verde, na Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo (2024), e o último em fevereiro de 2025, na Reserva da Biosfera da Ilha  do Príncipe (STP). 


No final da reunião, a Presidente do Camões destacou a importância do apoio financeiro concedido junto do Fundo Especial CPLP para o sucesso do projeto, tendo assumido o compromisso do apoio institucional e instado a equipa da Rede CPLP MaB para prosseguir o trabalho de consolidação desta nova Rede Temática da UNESCO, com vista à sua sustentabilidade.


A Rede CPLP MaB tem, até ao momento, 24 Reservas da Biosfera da UNESCO, que cobrem mais de 211 milhões de hectares e albergam uma população de mais de 104 milhões de pessoas (aproximadamente 27 % da área total das Reservas da Biosfera da UNESCO). Atualmente, dos 9 países da CPLP, apenas Angola, Guiné Equatorial e Timor-Leste ainda não dispõem de territórios classificados ao abrigo do programa “Man and the Biosphere” da UNESCO (https://www.unesco.org/en/mab).


Notícia Camões - Instituto da Cooperação e da Língua


 
 
bottom of page