top of page
Paínho de Monteiro ilha Graciosa

PORTUGAL

RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA GRACIOSA.

Data de criação
2007

Com uma população de 4 095 hab. (censos de 2021), a segunda ilha mais pequena dos Açores distingue-se das demais pelo seu suave e baixo relevo (altura máxima de 405 m), que se reflete na precipitação mais baixa do arquipélago. Os maiores aglomerados estão localizados nas povoações de Praia (São Mateus) e Santa Cruz, esta última é o principal aglomerado urbano e o centro administrativo do concelho. Neste localiza-se a empresa Graciolica, reponsavél pela produção de cerca de 65% da energia da Ilha, a partir de fontes renováveis, tornando-a “Ilha Modelo”.

 

A agricultura e a pecuária, potenciadas pela topografia suave, sempre desempenharam um papel primordial na economia da ilha e, ainda hoje, a população tem um forte vínculo com o meio rural. Nos últimos anos assistiu-se à valorização de produtos como o vinho, o queijo e o alho. Pratica-se essencialmente pesca tradicional, destinada ao consumo local e à exportação. O clima agradável e a existência de paisagens distintas e atrativas proporcionam à ilha Graciosa um elevado potencial para o turismo multifuncional.
 

Devido à ausência de grandes relevos, o número de habitat e espécies é relativamente pequeno, particularmente, da flora e fauna terrestres. No entanto, esta aparente limitação é compensada pela elevada geodiversidade caraterizada por uma grande variedade de estruturas, formas e materiais geológicos, destacando-se uma imponente gruta de lava que possui o maior domo vulcânico da Europa, a Furna do Enxofre, no interior do Monumento Natural da Caldeira da Graciosa. Também tem águas termais, sendo as mais conhecidas na costa do Carapacho que alimentam as termas ali existentes.

 

A nível de biodiversidade, a Reserva Natural do Ilhéu da Praia, situada à frente da freguesia da Praia, destaca-se por acolher uma das mais ricas e diversificadas colónias de aves marinhas nos Açores que ali nidificam, entre outros endemismos relativamente à sua cobertura vegetal. Claro destaque vai para o endémico Painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi) e a presença de duas espécies de morcegos, uma endémica dos Açores (Nyctalus azoreum), tendo uma forte atividade diurna, e outra endémica da Macaronésia (Pipistrellus maderensis), com atividade noturna habitual.

 

Contactos

Parque Natural da Graciosa 
Rua Victor Cordon, n.º 11
9880-390 Santa Cruz da Graciosa
Portugal

 

+ 351 295 403 870
 

parque.natural.graciosa@azores.gov.pt

Website 
 

Links úteis

Reservas da Biosfera Portugal: Ilha Graciosa

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page